registe-se
recuperar password
1.º Curso de Formação – Lesão no Desporto: Como atuar?

Iniciativa da Tempo Livre e da Câmara Municipal de Guimarães promovida através do Centro de Estudos do Desporto - Guimarães (CEDG) e do Centro de Medicina Desportiva de Guimarães
A Tempo Livre promoveu, em parceria com ao Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMDG), o Centro de Estudos do Desporto (CEDG) e a Câmara Municipal de Guimarães, um curso de formação técnica dirigido a fisioterapeutas, enfermeiros de reabilitação e massagistas que prestam serviços e apoio aos clubes e associações desportivas.
Com coordenação científica de Rui Vaz (Diretor Clínico do Vitória Sport Clube, Especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e Reabilitação, Master em Traumatologia Desportiva no F.C. Barcelona e Diretor Adjunto do Centro de Medicina Desportiva de Guimarães - CMAD), a ação de formação tem como objetivo informar sobre a importância do exame médico desportivo dos atletas e transmitir conhecimento atualizado sobre questões de saúde e medicina desportiva, contando com a presença de médicos e técnicos especialistas. O segundo e último módulo do curso abordará a “Importância do exame médico desportivo” e incluirá uma conferência na sexta-feira (11 de maio, das 20h30 às 23h00) sobre os problemas cardíacos no desporto, o exame médico-desportivo e as alergias e asma no desporto, sendo oradores médicos especialistas em medicina desportiva, entre os quais Rui Vaz, Manuel Magalhães, Pedro Von Hafe e Jorge Gomes da Silva. No sábado (12 de maio, das 10h00 às 12h30) será promovida uma formação prática com simulação das situações de lesão mais frequentes em competição, estando prevista a participação dos especialistas Manuel Vaz, Nélson Coimbra e Mário Lopes. Anteriormente foi promovido um módulo sobre as “Lesões Musculares e Ortopédicas” que integrou conferências sobre "Como orientar as lesões musculares no desporto" (Rui Vaz, João Moura, João Quesado e Miguel Leite) e "Asma e alergias no desporto" (Manuel Magalhães e Rui Oliveira). A formação está a ser frequentada por massagistas, fisioterapeutas, treinadores e socorristas que cooperam com clubes e associações desportivas do concelho de Guimarães e das imediações, nomeadamente, Academia de Patinagem de Guimarães, Amigos de Urgeses, Atlético Clube de Gonça, Berço Futebol Clube, Brito S. Clube, Clube Desportivo de Guimarães, GDRC Os Sandinenses, Grupo Desportivo Selho Santiago Mascotelos FC, UD Torcatense, Bragalona Futebol Clube, Vilaverdense e Vilaverdense Futebol Clube. Metade dos formandos são mulheres que apoiam tecnicamente os diferentes clubes, nos diferentes escalões e nas equipas masculinas e femininas.
voltar
Programa 1.º Curso de Formação – Lesão no Desporto: Como atuar?
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz