registe-se
recuperar password
Impacto económico do Desporto em Guimarães
O livro “Impacto Económico do Desporto em Guimarães” é a primeira publicação do Centro de Estudos do Desporto (CEDG) e resulta da realização do “estudo sobre a importância do sector do desporto na economia e imagem do Município de Guimarães”.
Da autoria de Fernando Perna (coordenador), Maria João Custódio, Elsa Pereira e Vanessa Oliveira, o livro revela dados concretos sobre a atividade física e as práticas desportivas da população no concelho de Guimarães, a opinião das pessoas que visitam Guimarães por via do desporto e relaciona a actividade desportiva com o impacto económico no concelho.
Fernando Perna salientou na apresentação do livro que o estudo conclui que os vimaranenses entendem, de forma muito expressiva, que o desporto e a realização de eventos desportivos são decisivos para a afirmação de Guimarães em Portugal e no Mundo. O impacto económico do setor do desporto no concelho é calculado em 67,9 milhões de euros anuais, podendo atingir os 74,7 milhões se registar um aumento em 10% o número de praticantes.
Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, afirmou que “o Município de Guimarães volta a demonstrar pioneirismo e capacidade para ser diferente”, sublinhando que “uma vez mais deve ser apontado como um exemplo a seguir, na medida em que foi mais longe ao produzir conhecimento com dados concretos e objetivos sobre a prática desportiva”.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a aposta de Guimarães no desporto e na “produção de conhecimento”, reiterando a vontade de criação de uma Escola Superior de Desporto em Guimarães, em parceria com a Universidade do Minho. “Devemos avançar nesse sentido, fazendo o caminho e insistindo para que seja possível. Já demos um passo com a criação do Centro de Estudos de Desporto, sendo um trabalho de preparação, e vamos manter esse diálogo sendo esta uma vontade que já foi expressa no anterior mandato”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na apresentação do livro “Impacto Económico do Desporto em Guimarães”.
O vereador do Desporto, Ricardo Costa, explicou que existe um diálogo profícuo com a Universidade do Minho mas frisou que “o interesse de Guimarães não é ter mais uma escola de desporto, mas sim uma Escola de Desporto que seja capaz de marcar a diferença”.
voltar
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz