registe-se
recuperar password
SW-UP destaca projetos de Guimarães

Guimarães partilhou os projetos do Centro de Deteção de Talentos Desportivos e do pioneiro Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida no encontro internacional do “SW-UP Sport for Women in Urban Places”.
Os projetos vimaranenses, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, mereceram destaque na newsletter do projeto europeu SW-UP que visa incentivar a participação feminina no desporto e atividade física.
Projeto único no país na área promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, o plano definirá uma estratégia para o ciclo de 2018-2025 visando incrementar e aumentar os índices de atividade física regular e prática, generalizar a prática desportiva em idade escolar, impulsionar o desporto como ferramenta de inclusão social, reduzir as diferenças de género na prática desportiva e na atividade física e incrementar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
O Centro de Deteção de Talentos Desportivos de Guimarães é um projeto que integrou o programa oficial da Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto e visa identificar e selecionar o talento desportivo nas escolas de Guimarães, abrangendo um universo de cerca de 15 mil crianças e jovens, entre os 6 e 16 anos, de mais de 60 escolas do concelho de Guimarães.
Recorde-se que Guimarães participou recentemente num encontro do SW-UP, na Roménia, durante o qual a Tempo Livre apresentou um projeto piloto que será implementado em Guimarães entre 8 de março e 7 de abril do próximo ano. Procurando incentivar as mulheres sedentárias para a oportunidade de melhorarem a sua condição física, saúde e bem-estar, com a simples prática regular de exercício físico, o projeto vimaranense assenta em três ações: atividade física aos domingos de manhã em quatro parques de lazer na cidade, quatro sessões de partilha de histórias de vida de mulheres ativas e uma caminhada.
O SW-UP Sport for Women in Urban Places é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras. Tem como missão promover a participação feminina no desporto e atividade física, através da realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres.
O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA - European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS - Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Polisportiva Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “A Margherita Blu” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut - Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).

 

voltar
Newsletter SW-UP
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz