registe-se
recuperar password
Tempo Livre no 15º Forum ENSE
A Tempo Livre participa nos dias 26 e 27 de setembro de 2019,  em Viena (Áustria), no 15º Forum ENSE que terá como tema central "Desporto, educação e sociedade – links e soluções”.
O 15º Forum da ENSE – European Network of Sport Education decorrerá no Instituto de Ciências do Desporto da Universidade de Viena e reunirá especialistas em educação desportiva, professores, investigadores e representantes de organizações e entidades responsáveis pela implementação de serviços e atividades de promoção da atividade física de toda a Europa.

O programa geral propõe discutir os temas da atualidade e identificar soluções para os principais desafios que a educação desportiva enfrenta na Europa de hoje – da inclusão à saúde, da igualdade de género ao desporto para todos, do emprego à solidariedade, da cultura desportiva ao diálogo intercultural, do desporto como prática ao desporto como agente da mudança social, do desporto de competição ao desporto como espaço de promoção da paz.

O aumento da inatividade física e sedentarismo na sociedade europeia justifica um painel que debaterá os aspetos críticos deste flagelo, o seu impacto nas gerações futuras e os desafios que hoje se colocam para contrariar essa tendência. Serão partilhados projetos europeus e boas práticas, com o intuito de fomentar troca de experiências, partilha e oportunidades para futuras colaborações entre parceiros dos diferentes países presentes.

Será ainda concedida muita atenção ao impacto social do desporto, à educação de professores e treinadores. A este respeito, serão abordados, entre outros, a competência profissional, o conhecimento técnico e científico (de professores, treinadores e gestores desportivos), considerando a relação entre educação desportiva e sociedade. A reflexão ultrapassará o debate em torno dos benefícios do exercício para a saúde incidindo, também, nas competências e habilidades em áreas como ensino inclusivo, gestão da diversidade e construção de relacionamentos.

A ENSE - European Network of Sport Education, da qual a Tempo Livre é membro desde 2018, coopera nos processos de desenvolvimento, implementação e disseminação de projetos de educação desportiva na Europa e tem o estatuto de observadora no Grupo de Trabalho do Conselho Europeu sobre o desenvolvimento dos recursos humanos no desporto.

                                                                                                                                                                   24.set.2019
voltar
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz