registe-se
recuperar password
Tempo Livre no "think-tank" do projeto PACTE
No dia 4 de outubro a Tempo Livre participa nos trabalhos do “think-tank” do projeto PACTE (Promoção de Cidades Ativas em toda a Europa) dinamizado pela “Sport & Citizenship” (Desporto e Cidadania), uma organização cívica, que assenta sobre quatro pilares (educação/escolas ativas, locais de trabalho ativos, lazer ativo e mobilidade ativa) e é cofinanciado pela União Europeia.
Na sessão de trabalho em Bruxelas, serão discutidos, entre outros assuntos, a mobilidade ativa em cidades ativas, o papel das cidades e do setor empresarial e privado na promoção da mobilidade ativa com vista a cidades mais sustentáveis, com melhor qualidade de vida para todos.

Trata-se da quarta sessão de trabalho que reunirá representantes de organizações e entidades que promovem a atividade física e o desporto, investigadores, gestores desportivos e outros agentes com a missão de definir uma estratégia de combate à inatividade na Europa.
Apesar das evidências científicas e atenção política sobre os benefícios da promoção de estilos de vida saudáveis nos países europeus, a crise sedentária está a crescer. Mais de 200 milhões de cidadãos europeus são inativos (não praticam qualquer atividade física ou desporto na sua rotina diária), e 66% dos decisores políticos (a nível local, regional e nacional) desconhecem a situação e não dispõem de estratégias para combater a situação.
É convicção do grupo de trabalho do projeto PACTE que existe uma oportunidade de reverter essa tendência e que as cidades (onde se concentram cada vez mais pessoas) têm um papel fundamental a desempenhar, principalmente no que diz respeito à mobilidade ativa em ambientes urbanos. 

No âmbito do projeto PACTE está em curso uma pesquisa representativa que inclui um levantamento das políticas e boas práticas desenvolvidas por municípios europeus e com base no trabalho de campo pretende-se apresentar um modelo que possa ser replicado com vista a tornar as cidades europeias mais ativas e sustentáveis.
Recorde-se que a Tempo Livre participou anteriormente, a convite da organização, nas reuniões do projeto PACTE realizadas em Liverpool e Berlim.
                                                                                                                                                        24.set.2019
voltar
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz