registe-se
recuperar password
Mulheres Mais Ativas: Programa Piloto suscita interesse de investigadora turca

O Programa Piloto “Mulheres Mais Ativas” – promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães no âmbito do projeto SW-UP (Sport For Women in Urban Places), suscitou o interesse da Middle East Technical University (Ankara, Turquia), tendo-se realizado, no Multiusos de Guimarães, uma apresentação do projeto a Aysegul "Rosa" AKSOY, investigadora e especialista em atividade física adaptada daquela universidade turca.
A Tempo Livre, através do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães e a convite da Fraterna, colaborou em 2018 com o projeto RiseWise (Women with disabilities In Social Engagement), localmente promovido pela Fraterna e Universidade do Minho no âmbito do programa Horizon 2020. Nesse contexto, a Tempo Livre partilhou o que na altura ainda era projeto de participação no SWUP.
O projeto SW-UP, incluiu a realização de sondagens, inquéritos, partilha de experiências e enumeração de boas práticas com vista à apresentação de um documento final que reúne recomendações que visam sensibilizar para a atividade física e a participação feminina em atividades desportivas, sensibilizando particularmente as mulheres sedentárias para os benefícios que essa atividade física regular comporta para a saúde.
Ao longo de 18 meses foram desenvolvidas em Guimarães várias iniciativas como o programa “Mulheres + Ativas” que contemplaram palestras, atividades físicas ao ar livre, uma caminhada, rastreios de saúde e aconselhamento médico. Foram igualmente promovidas reuniões transnacionais e encontros de trabalho com entidades parceiras locais para elaboração de recomendações, recolha de depoimentos, participação em sondagens e resposta a questionários.
A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos, e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

28.outubro.2019

voltar
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz