registe-se
recuperar password
Multiusos de Guimarães
Expo Clássicos com balanço muito positivo
Balanço muito positivo levou ao agendamento da próxima edição para os dias 28 e 29 de outubro de 2017
A Expo Clássicos - 9º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, realizada no Multiusos de Guimarães nos dias 22 e 23 de outubro, encerrou com um balanço muito positivo tendo conduzido ao agendamento de uma nova edição para 28 e 29 de outubro de 2017.
No Multiusos de Guimarães e registando a presença de mais de uma centena de expositores, com o público a aderir de forma muito expressiva, a Expo Clássicos teve como tema central “Clássicos em férias” com a apresentação de veículos clássicos associados ao caravanismo e campismo, mas também ao lazer, aos passeios de fim-de-semana e às grandes viagens. No certame organizado conjuntamente pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos e Guimarães (CAAG), em parceria com a Associação Momentos VW, foi reconstituído o ambiente de férias em campismo, com a apresentação de uma coleção de autocaravanas VW (“pão-de-forma” e Westfalia, do modelo T1 ao T6), às quais se juntaram outros veículos emblemáticos: VW Country, VW Caddy, “carocha”, VW 356, “buggy”, VW Type 181 (“Trekker”). Além da colecção da VolksWagen, foi instalada uma esplanada da “Creparia Paris” (que funciona a bordo de uma VW “pão-de-forma” T2) e uma parede de escalada.
A par da exposição central dedicada aos “Clássicos em férias”, foram  assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam entre 30 a 80 anos de idade: 80 anos do Fiat 500 (Hall de entrada, exposição cronológica com apoio da Gamobar Guimarães); 70 anos da Vespa (com apoio do Vespa Clube de Guimarães)e 50 anos do Toyota Corolla
Na Expo Clássicos foi assinalado o aniversário de outras marcas e modelos históricos como o caso dos BMW 2002 (ti, tii e turbo), BMW 1603, Austin A35, VW Polo G40, Ford Cosworth e Ford Escort Cosworth, Mercedes 123 – 300, Volvo (P1800), Renault 4C.
O piloto Jorge Ortigão participou numa sessão de autógrafos no stand da Toyota - 50 anos Toyota Corolla. Jorge Ortigão foi piloto de ralis, principalmente ao volante dos Toyota (Starlet e Corolla) e esteve presente em, pelo menos, 16 edições do Rali de Portugal. Nos anos 80 e 90 foi um dos pilotos portugueses mais acarinhados pelos adeptos e continua a ser um ídolo para muitos.
Associaram-se à Expo Clássicos meia centena de clubes, museus e associações, bem como vários colecionadores particulares oriundos de vários pontos do país. O anel de galerias, no primeiro piso do Multiusos de Guimarães, foi inteiramente reservado para a presença de expositores com comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobília. Este espaço, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores esgotou a duas semanas do início do evento o que demonstra bem o reconhecimento que os especialistas concedem à Expo Clássicos – Guimarães.
No calendário nacional de eventos associados à cultura dos clássicos, a Expo Clássicos diferencia-se pelas exposições temáticas, oferecendo ao público visitante a oportunidade de contactar com a história automóvel durante dois dias.
A Expo Clássicos já apresentou em Guimarães “Os Carros da Presidência” (2012, com a colaboração do Museu da Presidência), “Clássicos Desportivos” (2013, integrado na celebração do título Guimarães Cidade Europeia do Desporto), a exposição “Clássicos Militares” (2014, exposição que assinalou os 40 anos do 25 de abril e o primeiro centenário da I Guerra Mundial) e uma Mostra de Transportes Públicos de Passageiros (2015) com a apresentação de veículos clássicos que voltaram à estrada décadas depois de terem feito a história ao serviço de companhias e empresas portuguesas que permanecem na memória de muitos.
Tendo conquistado o seu espaço, a Expo Clássicos apresenta-se hoje como um evento importante na promoção e divulgação dos automóveis e motos clássicos, da sua história, do seu valor patrimonial e na valorização dos setores de atividade associados à cultura dos clássicos.
A excelente e crescente participação do público e dos expositores confirma o certame como uma referência, algo que entusiasma e motiva a organização no sentido de surpreender a cada nova edição.
A Expo Clássicos - 9º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e os patrocinadores Lameirinho, Gelados Olá e FNAC, sendo media partners a Topos & Clássicos, Auto Vintage, Rádio Santiago, O Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães e Guimarães TV.
A próxima edição decorrerá, no Multiusos de Guimarães, nos dias 28 e 29 de outubro de 2017.



 

voltar
22 de outubro
O Mundo da Sara
Musical infanto-juvenil com passagem garantida pelo Multiusos de Guimarães
ler mais
28 e 29 de outubro
Expo Clássicos 2017
Carros com história de regresso ao Multiusos para a décima edição da Expo Clássicos. Estão abertas as inscrições de expositores
ler mais
2 de dezembro
Carminho canta Tom Jobim
Com a participação especial de Marisa Monte e da Banda Nova, Carminho atua no Multiusos de Guimarães
ler mais
7 de dezembro
UHF - Sinfónico
Os UHF sobem ao palco do Multiusos de Guimarães com a Orquestra Nacional de Jovens, sob a direção do Maestro Cristiano Silva
ler mais
23 de dezembro (11 e 15 horas)
Panda e os Caricas - O Musical
Novo espetáculo infantil "Panda e os Caricas" apresentado no Multiusos de Guimarães
ler mais
2018
Multiusos acolhe a final do Festival da Canção
Representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2018 será escolhido no Multiusos de Guimarães
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz