registe-se
recuperar password
Desporto
Guimarães na reunião do SW-UP
Centro de Deteção de Talentos e Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida evidenciados
Guimarães partilhou os projetos do Centro de Deteção de Talentos Desportivos e do pioneiro Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida no encontro internacional do “SW-UP Sport for Women in Urban Places”.
Os projetos vimaranenses, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, mereceram destaque na newsletter do projeto europeu SW-UP que visa incentivar a participação feminina no desporto e atividade física.
Projeto único no país na área promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, o plano definirá uma estratégia para o ciclo de 2018-2025 visando incrementar e aumentar os índices de atividade física regular e prática, generalizar a prática desportiva em idade escolar, impulsionar o desporto como ferramenta de inclusão social, reduzir as diferenças de género na prática desportiva e na atividade física e incrementar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
O Centro de Deteção de Talentos Desportivos de Guimarães é um projeto que integrou o programa oficial da Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto e visa identificar e selecionar o talento desportivo nas escolas de Guimarães, abrangendo um universo de cerca de 15 mil crianças e jovens, entre os 6 e 16 anos, de mais de 60 escolas do concelho de Guimarães.

Recorde-se que Guimarães participou recentemente num encontro do SW-UP, na Roménia, durante o qual a Tempo Livre apresentou um projeto piloto que será implementado em Guimarães entre 8 de março e 7 de abril do próximo ano. Procurando incentivar as mulheres sedentárias para a oportunidade de melhorarem a sua condição física, saúde e bem-estar, com a simples prática regular de exercício físico, o projeto vimaranense assenta em três ações: atividade física aos domingos de manhã em quatro parques de lazer na cidade, quatro sessões de partilha de histórias de vida de mulheres ativas e uma caminhada.
O SW-UP Sport for Women in Urban Places é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras. Tem como missão promover a participação feminina no desporto e atividade física, através da realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres.
O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA - European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS - Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Polisportiva Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “A Margherita Blu” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut - Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).
voltar
Newsletter SW-UP
Newsletter SW-UP
http://www.swup-project.eu/wp-content/uploads/2018/11/3-SWUP-Newsletter.pdf?fbclid=IwAR02uE_LFw6b_296QIbaD1JyaYjKsu64D4FIfaHVsrF2s11C7vOGyjc4FaM
Até 1 de março
Reino da Diversão no Multiusos de Guimarães
Pista de Gelo, montanha russa, carrosséis e festa do chocolate num megaevento para todas as idades
ler mais
Inscrições abertas
Jornadas de Exercício Físico no Pré e Pós Parto
Tempo Livre promove no dia 7 de março as I Jornadas de Exercício Físico e Saúde no Pré e Pós Parto
ler mais
Inscrições abertas
Formação Executiva para Dirigentes Desportivos
Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães organizam Curso de Formação para Dirigentes Desportivos
ler mais

Liga Mini 2020
Liga Mini arranca no dia 15 de fevereiro com jornada dedicada à psicologia e nutrição
ler mais
7 de março de 2020
Lucas Lucco em Guimarães
Um dos maiores fenómenos da música atual do Brasil de regresso ao Multiusos de Guimarães
ler mais
13 de março e 17 de outubro de 2020
Rui Sinel de Cordes
Digressão "O Início é o Fim" de Rui Sinel de Cordes com espetáculos agendados para o Multiusos de Guimarães
ler mais
2 de abril
Ana Carolina
Ana Carolina celebra 20 anos de carreira no Multiusos de Guimarães com o espetáculo da digressão "Fogueira em Alto Mar"
ler mais
16 de maio
Tony Carreira - Tour "Estou aqui"
Tony Carreira regressa ao Multiusos de Guimarães com o espetáculo da Tour "Estou aqui"
ler mais
Desporto
Tempo Livre reforça aposta na formação
Através do CED-G (Centro de Estudos do Desporto de Guimarães), Tempo Livre apresenta plano formativo abrangente e transversal
ler mais
2019
Multiusos de Guimarães bateu recorde
Superado em 2019 o recorde de número de eventos realizados num só ano
ler mais

Cidades Ativas, pessoas (mais) Felizes
Especialistas europeus participaram em Guimarães no Seminário Internacional “Cidades Ativas, pessoas (mais) Felizes”
ler mais

Guimarães promove envelhecimento ativo
Escola de Medicina da Universidade do Minho elabora estudo para avaliar projeto “Vida Feliz”
ler mais
Gala do Desporto
Guimarães distinguiu mérito desportivo
Gaspar Gonçalves distinguido com o prémio "Homenagem" e Gustavo Castro com o prémio "Carreira". Atribuídas 5 bolsas de formação
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz