registe-se
recuperar password
Guimarães
Subiu o número de praticantes federados
Aumentou o número de praticantes federados nos clubes desportivos de Guimarães em comparação com a época passada

O número de praticantes federados nos clubes desportivos de Guimarães aumentou em comparação com a época passada, uma subida que representa 10,4% em relação a 2018.
Este é um dos resultados apurados pelo levantamento anual ao número de praticantes federados no concelho de Guimarães, em estudo realizado pelo Centro de Estudos do Desporto e que dá continuidade à primeira aferição efetuada em 2018.
A recolha de dados relativos à época desportiva 2018/2019, permitiu concluir que no concelho de Guimarães existem 35 modalidades desportivas federadas que envolvem um total de 7287 praticantes, dos quais 6079 são do género masculino e 1208 são do género feminino.

Os dados obtidos apontam para uma diminuição do intervalo que separa praticantes femininos e masculinos, verificando-se que a percentagem de praticantes femininas subiu de 13% (2018) para 17% (2019). Ainda assim, a percentagem de mulheres que praticam desporto federado em Guimarães (17%) é inferior à média nacional (29,7%). Percentualmente, é na patinagem artística que há maior prevalência de atletas do género feminino (91%), seguido da ginástica (88%), voleibol (84%), rope skipping (80%) e taekwondo (54%).
Em termos de modalidades com maior número de praticantes federados, o futebol domina (3301), seguindo-se o ciclismo (639), o karaté (322), o futsal (320), o andebol (233) e o voleibol (225). Relativamente às modalidades com menor número de praticantes são elas a natação de águas abertas (1), triatlo (2), boccia (3) e campismo e montanhismo (11).
Considerando os escalões é ao nível dos seniores que se regista maior número de praticantes federados (3329) o que poderá explicar-se pelo facto de se tratar de um escalão que abrange um período mais significativo da prática desportiva, ao contrário dos escalões de formação que abrangem, por regra, duas épocas. Constata-se ainda, que entre os escalões de sub14/sub15 e juniores há uma progressiva diminuição do número de atletas que poderá explicar-se pelo facto da transição entre estes escalões coincidir com períodos de mudanças significativas a nível pessoal e escolar dos jovens praticantes (passagem do 3.º ciclo para o ensino secundário e deste para o ensino superior).

O levantamento efetuado também considera os praticantes federados envolvidos no desporto para pessoas com deficiência, de acordo com dados recolhidos junto da CERCIGUI e APCG. Assim, o número total de praticantes federados é de 41 distribuídos pelas modalidades de boccia (3), multiatividades (18), natação adaptada (3) e desporto equestre adaptado (17).
Este estudo anual de praticantes federados nos clubes de Guimarães permite comparar dados relativamente à época 2017/2018 e introduz algumas melhorias de análise, necessárias para harmonizar o enquadramento de praticantes por escalões de referência e aproximar, o mais possível, a leitura estatística da realidade. Entre as dificuldades sinalizadas pela equipa de recolha contam-se as especificidades de cada modalidade, a estrutura e organização das diferentes federações, épocas desportivas não coincidentes e a necessidade de harmonizar escalões para se obter uma leitura final coerente.

O estudo sobre o número de praticantes federados no concelho de Guimarães tem por objetivos determinar o número de modalidades em contexto de prática federada e o número de praticantes federados inscritos a título individual ou em clubes locais, distribuídos por escalões, género e prática federada adaptada.
A recolha de informação para este estudo foi efetuada entre 2 de janeiro e 15 de fevereiro de 2019 junto de federações, associações regionais e alguns clubes desportivos de Guimarães, cuja excelente colaboração contribuiu positivamente para o resultado final.  

voltar
Verão 2019
Scorpio - Piscinas ao ar livre
Scorpio reabriu ao público funcionando diariamente (9 às 20 horas), até 15 de setembro
ler mais
7 de setembro
Gala do Desporto | Guimarães 2019
Multiusos de Guimarães acolhe a Gala do Desporto que distinguirá o mérito desportivo
ler mais
13 de setembro
Gipsy Kings
The Gipsy Kings feat Andre Reyes no Multiusos de Guimarães
ler mais
14 de setembro
Guimarães in the night
As Manhãs da Comercial estão de regresso ao Multiusos de Guimarães
ler mais
19 a 22 de setembro
Taça do Mundo de Ginástica Artística
Multiusos de Guimarães é palco da Taça do Mundo de Ginástica Artística
ler mais
12 de outubro
ABBA Gold
Uma das mais famosas e conhecidas bandas de tributo aos ABBA na Europa atua no Multiusos de Guimarães
ler mais
2 de novembro
Arraial Maroto
Festa popular que celebrará as tradições e costumes portugueses e os 10 anos de carreira de Cláudia Martins & Minhotos Marotos
ler mais
6 de novembro
Vítor Kley - Tour Adrenalizou
Autor do grande sucesso "Sol", o brasileiro Vitor Kley atua no Multiusos de Guimarães
ler mais
8 de novembro
Amar Amália em Guimarães
Aniversário do Multiusos de Guimarães assinalado com o espetáculo Amar Amália
ler mais
9 de novembro
Expensive Soul - 20 anos
Agendado para o Multiusos de Guimarães concerto comemorativo dos 20 anos
ler mais
28 de dezembro (11h00 e 15h00)
Panda e os Caricas - O Musical
Novo espetáculo infantil "Panda e os Caricas" apresentado no Multiusos de Guimarães
ler mais
Bruxelas
Sport For Women in Urban Places
Tempo Livre participou na reunião final de coordenação do projeto Sport For Women in Urban Places
ler mais

Ganhe Tempo | Proteja o Ambiente
Tempo Livre e Get Green lançaram o projeto “Ganhe Tempo | Proteja o Ambiente"
ler mais

Vida Feliz no Golfe
Campo de Golfe de Guardizela recebeu utentes do projeto Vida Feliz
ler mais

'Futebol a andar'entusiasmou utentes do Vida Feliz
Treino de Walking Football naquele que poderá ter sido o primeiro impulso para a implementação da modalidade em Guimarães
ler mais
Guimarães
“Mulheres + Ativas” com balanço muito positivo
Programa “Mulheres + Ativas” encerrou com a realização da Caminhada da Saúde que juntou cerca de duas centenas de participantes
ler mais
18 de outubro
Dia das Bandeiras Verdes (Eco-Escolas)
Multiusos de Guimarães acolhe cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes a Escolas do País
ler mais

Multiusos implementa copos reutilizáveis
Projeto promove a utilização de copos reutilizáveis em substituição dos copos de plástico descartável
ler mais
Desporto
Guimarães na reunião do SW-UP
Centro de Deteção de Talentos e Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida evidenciados
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz