registe-se
recuperar password
“Mulheres Mais Ativas” e “Vida Feliz”
Programas suscitam interesse de investigadora
Investigadora da Middle East Technical University (Ankara, Turquia) conheceu projetos vimaranenses
Os Programas piloto “Mulheres Mais Ativas” e “Vida Feliz”, promovidos pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, suscitaram o interesse da Middle East Technical University (Ankara, Turquia), tendo-se realizado, no Multiusos de Guimarães, uma apresentação dos projetos a Aysegul "Rosa" AKSOY, investigadora e especialista em atividade física adaptada daquela universidade turca, que também assistiu em Nespereira a uma aula de ginástica do Vida Feliz.
A Tempo Livre, através do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães e a convite da Fraterna, colaborou em 2018 com o projeto RiseWise (Women with disabilities In Social Engagement), localmente promovido pela Fraterna e Universidade do Minho no âmbito do programa Horizon 2020. Nesse contexto, a Tempo Livre partilhou o que na altura ainda era projeto de participação no SWUP.
O projeto SW-UP, incluiu a realização de sondagens, inquéritos, partilha de experiências e enumeração de boas práticas com vista à apresentação de um documento final que reúne recomendações que visam sensibilizar para a atividade física e a participação feminina em atividades desportivas, sensibilizando particularmente as mulheres sedentárias para os benefícios que essa atividade física regular comporta para a saúde.
Ao longo de 18 meses foram desenvolvidas em Guimarães várias iniciativas como o programa “Mulheres + Ativas” que contemplaram palestras, atividades físicas ao ar livre, uma caminhada, rastreios de saúde e aconselhamento médico. Foram igualmente promovidas reuniões transnacionais e encontros de trabalho com entidades parceiras locais para elaboração de recomendações, recolha de depoimentos, participação em sondagens e resposta a questionários.
A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos, e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.
O Vida Feliz é um projeto, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, visa proporcionar à população sénior com mais de 55 anos, do concelho de Guimarães, uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida, sensibilizando-os para a adoção de em estilo de vida saudável.
voltar
26 de setembro
Jornadas: Gravidez e exercício físico
A segunda sessão das I Jornadas de Exercício Físico e Saúde no Pré e Pós Parto decorrerá em modo webinar.
ler mais
10 de outubro
Humor regressa ao Multiusos
Três humoristas incontornáveis sobem ao palco de todas as emoções para uma noite de boa disposição e muitas gargalhadas.
ler mais
16 de janeiro de 2021
Tony Carreira - Tour "Estou aqui" em janeiro
Concerto de Tony Carreira no Multiusos de Guimarães adiado para 16 de janeiro de 2021 devido aos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
6 de março 2021
Espetáculo de Luccas Neto adiado
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz