registe-se
recuperar password
27 de janeiro
Impacto da pandemia na inatividade dos seniores
A Tempo Livre promove um webinar para discutir as implicações da interrupção do programa Vida Feliz na saúde dos participantes

A Tempo Livre promove no próximo dia 27 de janeiro uma sessão online para debater a importância do programa de atividade física para seniores - “Vida Feliz” – e o impacto da interrupção do projeto como consequência da pandemia.
Esta iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos do Desporto (CEDG) e Serviços Desportivos (SD) da Tempo Livre tem como objetivo reunir os principais intervenientes no programa a fim de debater os propósitos do projeto, apresentar o historial do Vida Feliz, discutir as implicações da sua interrupção na vida dos participantes (consequências, físicas, psicológicas e emocionais), e abordar expectativas e perspetivas de futuro, designadamente quanto à reposição da confiança dos utentes num eventual regresso à atividade.
A sessão inicia-se às 14h30 e será transmitida em direto na página de Facebook da Tempo Livre. Entre os oradores convidados contam-se o coordenador do projeto Vida Feliz, Pedro Ferreira, a coordenadora do projeto social “+ Vida” em implementação na Junta de Freguesia de Nespereira, Catarina Ferreira, as investigadoras do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Margarida Correia-Neves e Nadine Santos e Conceição Ferreira, uma utente do programa Vida Feliz que vai partilhar a sua experiência pessoal.
A sessão será moderada pela diretora do Centro de Estudos do Desporto, Paula R. Nogueira. O projeto Vida Feliz, promovido pela Tempo Livre com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, visa proporcionar à população sénior com mais de 55 anos, do concelho de Guimarães, uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida.
Este projeto iniciou-se em 2018 tendo totalizado no final desse ano, cerca de 900 participantes, distribuídos por 38 promotores locais. Em 2019 o projeto continuou a crescer, tendo ultrapassado a barreira dos 1100 participantes e atingido mais de 45 promotores locais, antes da interrupção motivada pela pandemia em 2020.
O projeto Vida Feliz proporciona aulas de atividade física, de walking football, ginásio, dança, hidroginástica e de ginástica sénior, através de uma intervenção diferenciada, à qual acresce um número significativo de iniciativas complementares, de cariz lúdico desportivo, que procuram tornar a vida das pessoas participantes mais ativa e mais feliz.
A par do trabalho técnico de dinamização da atividade é realizada uma avaliação física periódica a todos os participantes cuja monitorização tem contribuído para a realização de um estudo para avaliação do impacto do projeto nos indicadores de qualidade de vida dos seus participantes, conduzido cientificamente pelo ICVS/UMinho.
O projeto Vida Feliz tem como parceiros estratégicos a Escola de Medicina da Universidade do Minho, o Hospital da Luz, o ACES do Alto Ave e o Guimagym.



PROGRAMA – 27 janeiro

14h30 -Abertura, introdução e moderação
– Paula Nogueira, diretora do Centro de Estudos do Desporto
Descrição do Projeto
- Pedro Ferreira, coordenador do Programa Vida Feliz, Tempo Livre
Impacto da pandemia na população sénior
– Catarina Ferreira, coordenadora do projeto social “+ Vida”, Junta de Freguesia de Nespereira
Estratégias gerais para um envelhecimento saudável
– Margarida Correia-Neves e Nadine Santos, médicas, investigadoras e docentes, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho
Testemunho pessoal
- Conceição Ferreira, utente do programa Vida Feliz
16h00 – Debate
17h00 - Encerramento

Organização
Centro de Estudos do Desporto e Serviços Desportivos da Tempo Livre, com apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho

Sessão online
https://www.facebook.com/tempolivre

voltar
Webinar Vida Feliz
23 de fevereiro
Instalações desportivas alvo de intervenção
Novo sistema de som na Pista de Atletismo e obras de impermeabilização na Piscina de Moreira
ler mais
22 de fevereiro
Guimarães: menos 3256 jovens no desporto federado
Diminuição deve-se ao impacto provocado pela pandemia Covid-19 no desporto federado no concelho de Guimarães.
ler mais
fevereiro de 2021
Tempo Livre colabora com Gabinete do Cuidador
A Tempo Livre é uma das 22 entidades parceiras do projeto “Guimarães Concelho Cuidador”, que tem por missão apoiar cuidadores.
ler mais
6 de março 2021
Jornadas do Exercício Físico e Saúde na gravidez
Sessão formativa é dirigida a mulheres grávidas e puérperas, técnicos de exercício físico e profissionais de saúde.
ler mais
2 de fevereiro
Desporto em ambientes com património cultural
Projeto inovador arrancou em Guimarães e envolve seis países europeus. Objetivo: promover atividade física e identidade cultural.
ler mais
Janeiro de 2021
Não fique parad@!
Tempo Livre promove aluguer de material desportivo para estimular atividade física em confinamento.
ler mais
Janeiro de 2021
Subscreva a newsletter da Tempo Livre
Receba no seu email a newsletter da Tempo Livre com todas as informações sobre atividades, serviços e instalações desportivas.
ler mais
Janeiro de 2021
Comissão Europeia aprova projeto da Tempo Livre
Projeto SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural envolve seis países da União Europeia.
ler mais
Inscrições abertas
Barriguinhas Desportistas
«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.
ler mais
29 de maio de 2021
Tony Carreira - "Estou aqui" adiado para maio
Novo adiamento da tour e reagendamento do concerto para 29 de maio de 2021 foi motivado pelos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
4 de setembro
Luccas Neto no Multiusos em setembro
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz