registe-se
recuperar password
2 de fevereiro
Desporto em ambientes com património cultural
Projeto inovador arrancou em Guimarães e envolve seis países europeus. Objetivo: promover atividade física e identidade cultural.
A primeira reunião do consórcio europeu do projeto SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, coordenado pela Tempo Livre e cofinanciado pela Comissão Europeia realizou-se esta terça feira (2 fevereiro). O encontro, que devido à pandemia teve de realizar-se online, contou com a participação de 30 representantes dos diferentes parceiros que integram o projeto.
O consórcio, no qual também participa a Câmara Municipal de Guimarães, envolve nove organizações e municípios com larga experiência na promoção da atividade física e do desporto para todos, em representação de Portugal, Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Eslovénia.
Para além do estímulo à atividade física e desporto em contextos de património histórico, o projeto SPACHE também pretende fortalecer a participação cultural, o sentimento de identidade local e europeia, e promover uma mobilidade ativa e sustentável.
As atividades previstas no plano de trabalho contemplam quatro eixos distintos. Numa primeira fase será identificado o estado da arte em torno do uso do património cultural como alavanca para a promoção da atividade física e desporto. A revisão bibliográfica é acompanhada de um processo de levantamento de boas práticas que já associem as duas componentes – património e desporto.
Serão ainda implementados quatro programas piloto, um deles em Guimarães, e realizada uma sondagem que tem por objetivo avaliar o impacto social dos programas piloto, entretanto, implementados.
Desporto, cultura, turismo, mobilidade sustentável compõem o quadro de conceitos a explorar ao longo de todo o projeto que tem uma duração prevista de 30 meses. Durante este período serão realizadas cerca de 30 atividades, que confluirão para a produção de conteúdos, catálogos de boas práticas, guias e manuais, assim como conteúdos educativos, seis conferências e seminários nacionais e internacionais e seis reuniões transnacionais.
A gestão e coordenação do projeto é da responsabilidade da Tempo Livre.

voltar
23 de fevereiro
Instalações desportivas alvo de intervenção
Novo sistema de som na Pista de Atletismo e obras de impermeabilização na Piscina de Moreira
ler mais
22 de fevereiro
Guimarães: menos 3256 jovens no desporto federado
Diminuição deve-se ao impacto provocado pela pandemia Covid-19 no desporto federado no concelho de Guimarães.
ler mais
fevereiro de 2021
Tempo Livre colabora com Gabinete do Cuidador
A Tempo Livre é uma das 22 entidades parceiras do projeto “Guimarães Concelho Cuidador”, que tem por missão apoiar cuidadores.
ler mais
6 de março 2021
Jornadas do Exercício Físico e Saúde na gravidez
Sessão formativa é dirigida a mulheres grávidas e puérperas, técnicos de exercício físico e profissionais de saúde.
ler mais
Janeiro de 2021
Não fique parad@!
Tempo Livre promove aluguer de material desportivo para estimular atividade física em confinamento.
ler mais
Janeiro de 2021
Subscreva a newsletter da Tempo Livre
Receba no seu email a newsletter da Tempo Livre com todas as informações sobre atividades, serviços e instalações desportivas.
ler mais
Janeiro de 2021
Comissão Europeia aprova projeto da Tempo Livre
Projeto SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural envolve seis países da União Europeia.
ler mais
Inscrições abertas
Barriguinhas Desportistas
«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.
ler mais
29 de maio de 2021
Tony Carreira - "Estou aqui" adiado para maio
Novo adiamento da tour e reagendamento do concerto para 29 de maio de 2021 foi motivado pelos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
4 de setembro
Luccas Neto no Multiusos em setembro
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz