registe-se
recuperar password
3 a 31 de março 2021
Curso para dirigentes desportivos: vagas esgotadas
Adesão à ação de formação para capacitação de agentes e técnicos desportivos foi surpreendente.

A adesão dos agentes desportivos foi surpreendente e em três dias as vagas disponíveis esgotaram. A ação de formação (credenciada) está orientada para a capacitação de dirigentes, agentes e técnicos desportivos locais em geral.
A quarta edição do Curso de Formação Executiva para Dirigentes Desportivos Locais tem início no próximo dia 3 de março, em regime online, devido à situação pandémica. Esta iniciativa contempla cinco sessões que se realizam durante o mês de março, às quartas feiras, das 18 às 21 horas, e é promovida pela Tempo Livre, através do Centro de Estudos do Desporto.
A ação formativa tem como objetivos gerais capacitar dirigentes desportivos locais com ferramentas e conhecimentos nas áreas de gestão desportiva, sociologia do desporto, planeamento, infraestruturas e instalações, envolver o tecido dirigente local em programas de formação que contribuam para aumentar a qualificação dos dirigentes desportivos, e responder, com ações práticas de formação, a alguns dos problemas que os dirigentes desportivos enfrentam no exercício das suas funções.
No programa da quarta edição do curso de dirigentes serão abordados temas como organização e gestão de um departamento de formação, ética e integridade no desporto, planeamento e infraestruturas, igualdade de género no desporto e o papel social do clube.

São oradores convidados José Couceiro (Federação Portuguesa de Futebol), Belarmino Dias (AF Braga), Filipe Fontes (Câmara Municipal de Guimarães), Mónica Jorge (Federação Portuguesa de Futebol) e Jorge Miranda (Fundação Benfica).

O curso destina-se a licenciados em Educação Física, técnicos de atividades desportivas para validação no IPDJ (TPTEF - Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e DT – Diretor Técnico), dirigentes desportivos e público em geral com aptidão e gosto pela área do desporto.

PROGRAMA

3 de março - Organização e gestão de um Departamento de Formação
Saber como estruturar e organizar um departamento de formação. Importância de apostar em recursos humanos qualificados e definição clara de objetivos para a formação. Como articular a formação com a equipa sénior numa lógica global de crescimento do clube. Reflexão sobre os objetivos da formação nos clubes.
Orador: José Couceiro (Federação Portuguesa de Futebol)

10 de março - Ética e integridade no desporto
Reflexão sobre o papel do dirigente desportivo como promotor da ética e integridade nos seus clubes e como o agente que deve atuar proactivamente na transmissão efetiva dos valores associados à prática desportiva. O poder e a influência do dirigente nos comportamentos em contexto desportivo. O poder das redes sociais no clima desportivo.
Orador: Belarmino Dias (AF Braga)

17 de março - Planeamento e Infraestruturas
Importância das infraestruturas no desenvolvimento dos jovens e na promoção adequada da prática desportiva. Estratégias a seguir relativamente à manutenção das instalações e planeamento de obras futuras. Projetos e fundos aos quais os clubes se podem candidatar para desenvolver as suas instalações. Legislação e normas para infraestruturas desportivas.
Orador: Filipe Fontes (CM Guimarães)

24 de março - Igualdade de género no desporto
Conhecer a realidade feminina no desporto em Portugal. Obstáculos à participação das mulheres no desporto. Importância da promoção da Igualdade de género no desporto e do romper com os estereótipos de géneros associados à prática desportiva. Iniciativas de desenvolvimento e promoção da prática desportiva feminina.
Oradora: Mónica Jorge (Federação Portuguesa de Futebol)

31 de março - O papel social do clube
Reflexão sobre a responsabilidade social do clube. De que forma as associações desportivas se devem relacionar e cooperar com outras instituições, em benefício da comunidade em que estão inseridas. Quais os valores aliados à prática desportiva que devem ser veiculados pelo clube. Exemplos de estratégias e de projetos que podem seguir, como a Fundação Benfica.
Orador: Jorge Miranda (Fundação Benfica)

Datas: 3, 10, 17, 24 e 31 de março
Horário: 18h00 às 21h00
Organização: Tempo Livre, Centro de Estudos do Desporto
Regime: Online
Duração: 15 horas.
Creditação: 3 UC para renovação do título de TEF/DT e TD.
Inscrições: Vagas disponíveis ESGOTADAS
Informações: cedg@tempolivre.pt

voltar
Programa Curso de Dirigentes (4ª edição)
23 de fevereiro
Instalações desportivas alvo de intervenção
Novo sistema de som na Pista de Atletismo e obras de impermeabilização na Piscina de Moreira
ler mais
22 de fevereiro
Guimarães: menos 3256 jovens no desporto federado
Diminuição deve-se ao impacto provocado pela pandemia Covid-19 no desporto federado no concelho de Guimarães.
ler mais
fevereiro de 2021
Tempo Livre colabora com Gabinete do Cuidador
A Tempo Livre é uma das 22 entidades parceiras do projeto “Guimarães Concelho Cuidador”, que tem por missão apoiar cuidadores.
ler mais
6 de março 2021
Jornadas do Exercício Físico e Saúde na gravidez
Sessão formativa é dirigida a mulheres grávidas e puérperas, técnicos de exercício físico e profissionais de saúde.
ler mais
2 de fevereiro
Desporto em ambientes com património cultural
Projeto inovador arrancou em Guimarães e envolve seis países europeus. Objetivo: promover atividade física e identidade cultural.
ler mais
Janeiro de 2021
Não fique parad@!
Tempo Livre promove aluguer de material desportivo para estimular atividade física em confinamento.
ler mais
Janeiro de 2021
Subscreva a newsletter da Tempo Livre
Receba no seu email a newsletter da Tempo Livre com todas as informações sobre atividades, serviços e instalações desportivas.
ler mais
Janeiro de 2021
Comissão Europeia aprova projeto da Tempo Livre
Projeto SPACHE - Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural envolve seis países da União Europeia.
ler mais
Inscrições abertas
Barriguinhas Desportistas
«Barriguinhas Desportistas» promove exercício físico, saúde e bem estar para grávidas. Inscrições gratuitas.
ler mais
29 de maio de 2021
Tony Carreira - "Estou aqui" adiado para maio
Novo adiamento da tour e reagendamento do concerto para 29 de maio de 2021 foi motivado pelos desenvolvimentos da Covid-19.
ler mais
4 de setembro
Luccas Neto no Multiusos em setembro
Youtuber brasileiro apresentará no Multiusos o espetáculo "Luccas Neto e a Escola de Aventureiros"
ler mais
 
Design por Martino & Jaña Design | Desenvolvido por Webprodz