EN PT
EN PT
voltar

Cerca de 1500 pessoas vacinadas por dia no posto de vacinação no Multiusos

O Posto de Vacinação COVID-19 instalado no Multiusos de Guimarães está em funcionamento há 50 dias e já foram aplicadas um total de 27.565 inoculações (20.830 primeiras doses e 6.735 segundas doses), segundo informação validada pelo ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.

O Posto de Vacinação começou a funcionar em fevereiro (3 dias), março (16 dias), abril (24 dias) e desde o dia 1 de maio tem funcionado diariamente.

Na última semana foram inoculadas diariamente 1.500 pessoas em média, de segunda a domingo, uma tendência que se vai manter nas próximas semanas.

O ACES estima que no final da próxima semana, toda a população com mais de 60 anos já esteja vacinada com a primeira dose, confirmando-se o cumprimento do plano de vacinação em curso.

Esta operação de elevada complexidade logística e nunca antes testada envolve, por dia, cerca de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo das várias Unidades de Saúde do concelho de Guimarães, para além de contar com a presença diária dos agentes da Polícia Municipal, funcionários da Vitrus e da Tempo Livre, como de muitos voluntários da Cruz Vermelha que asseguram o apoio necessário, quer aos utentes, quer ao pessoal técnico.

A colaboração dos utentes é fundamental ao sucesso da operação, pelo que as autoridades de saúde apelam aos utentes para que estejam muito atentos aos agendamentos da vacinação. O cumprimento rigoroso dos dias e horários de marcação é fundamental para que os utentes sejam atendidos com comodidade e se evitem as filas de espera. 

A ACES do Alto Ave lança um apelo a todos os utentes para que cumpram escrupulosamente as regras de segurança sanitária em vigor – manter a distância mínima de 2 metros, usar máscara e higienizar as mãos – realçando a importância desta operação para a saúde pública e para a comunidade.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me