EN PT
EN PT
voltar

Finalistas do pré-escolar disputam Mini Olimpíadas 2021

A edição 2021 das Mini Olimpíadas arranca no dia 21 de junho com novidades. Pela primeira vez serão abordadas importantes modalidades olímpicas, como a natação, o atletismo e a ginástica.

Está prevista a participação de cerca de 200 crianças em representação de seis instituições de Guimarães. As atividades decorrerão na Pista de Atletismo Gémeos Castro, Complexo de Piscinas e Academia de Ginástica. O grande objetivo desta iniciativa é promover a atividade física e o desporto junto dos mais pequeninos, dentro de um ambiente olímpico.

As Mini Olimpíadas destinam-se às crianças de 5/6 anos que estão a completar o seu percurso no ensino pré-escolar. Os «finalistas» que se preparam para iniciar uma nova fase no seu percurso escolar com ingresso no 1º ciclo do ensino básico são desafiados a viver uma experiência desportiva diferente e divertida.

Os participantes têm a oportunidade de vivenciarem experiências motoras relacionadas com as competências que devem ser desenvolvidas durante o pré-escolar. Em simultâneo pretende-se que o evento se constitua como um veículo de estímulo à prática de atividade física e de sensibilização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

A ideia da realização deste evento nasceu em 2013, sob o impulso da organização da Guimarães Cidade Europeia do Desporto- CED 2013 e desde essa data o número de participantes esteve sempre a crescer até atingir um máximo de 700 crianças.

A realização deste evento foi interrompida em 2018 sendo retomada agora em 2021, com 200 participantes em representação de 7 instituições de ensino – Agrupamento de Escolas da Abação, Infantário Nuno Simões, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Obra Social do Sagrado Coração de Maria, Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Candoso, Casa do Povo de Creixomil e Centro Infantil de Pevidém.

Todas estas instituições já marcaram presença em edições anteriores do evento e decidiram, desde o primeiro momento, integrar a retoma deste projeto, pela necessidade identificada de combater o sedentarismo a que as crianças estiveram expostas, durante os períodos de confinamento, e dos efeitos previsíveis que esta limitação provocou no seu desenvolvimento.

Esta iniciativa da Tempo Livre, conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, e está aberta à participação de todas as instituições do ensino pré-escolar que desejem envolver-se na atividade. A organização está a cargo dos Serviços Desportivos da Tempo Livre, que podem ser contactados para o esclarecimento de dúvidas ou para informações relativas a eventos futuros.

 

Para mais informações contactar:

Email: servicosdesportivos@tempolivre.pt

Telefone: 253 523 440

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me