EN PT
EN PT
voltar

GUIMARÃES COM PRÁTICA DESPORTIVA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Cerca de 33% da população vimaranense pratica atividade desportiva regular, continuando bem acima da média nacional, como já revelaram estudos anteriores.

Esta foi uma das conclusões apresentadas hoje, na Academia de Ginástica de Guimarães, no âmbito da apresentação pública do estudo sobre “Hábitos Desportivos em Guimarães”, realizado pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES).

Segundo a análise dos dados recolhidos, a grande maioria da população que realiza exercício físico demonstra-se satisfeita com a oferta desportiva no concelho, assinalando a boa acessibilidade, a qualidade e a quantidade das infraestruturas.

O estudo revela, também, que o futebol é a modalidade com maior prática e na qual a autarquia mais deve apostar, seguindo-se a natação, o atletismo, a ginástica e o futsal. Dentro do universo da população que pratica desporto, cerca de metade opta pela prática espontânea (sem horário específico), dando preferência às caminhadas, seguido do futebol e ginásio, sendo que os locais preferenciais para a prática de exercício são os parques verdes urbanos e os ginásios.

Na análise ao comportamento dos não praticantes, destaca-se a circunstância de 14% alegarem intencionar praticar desporto em breve, sendo a sua maioria mulheres. A falta de tempo é a motivo mais indicado para não praticarem nenhum tipo de atividade desportiva.

Releve-se, ainda, que grande parte da população inquirida associa os espaços verdes/ar livre a espaços desportivos preferenciais, um dado interessante e relevante para delinear uma aposta estratégica na política desportiva, numa cidade que se quer cada vez mais sustentável e desportiva. Finalmente, desporto e turismo são as áreas de desenvolvimento que importa priorizar para os cerca de 1.300 vimaranenses que responderam a este inquérito.

Numa cerimónia que contou com Enrique Justo, Presidente do IEES, Prof. Dimas Pinto, coordenador do estudo e Amadeu Portilha, Presidente da Tempo Livre, o Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, realçou como elemento determinantes deste estudo “a perceção muito positiva que a população local tem acerca das instalações desportivas existentes e dos vários programas e atividades desenvolvidos para a promoção do desporto e da atividade física”, aliado à circunstância de olharem cada vez mais para os espaços verdes como espaços preferenciais de prática desportiva.

Para o autarca, “os resultados deste estudo são motivo de orgulho para os vimaranenses, mas deixa-nos o desafio de os tornar ainda melhores, com políticas públicas desportivas que respondam assertivamente aos desafios que ele coloca”, referindo, ainda, que “este estudo é uma ferramenta imprescindível para definir uma estratégia para o futuro do desporto no concelho, e com  estes dados concretos, é possível criar uma linha de ação que oriente a nossa comunidade para a importância da prática regular do exercício físico e para uma vida ativo e com hábitos saudáveis”.

A apresentação deste estudo é mais uma iniciativa do programa evocativo do 10º aniversário da CED2013, que teve já uma primeira ação concretizada, com o podcast “Memória do Futuro”, que conta com o testemunho de várias personalidades de Guimarães, que impactaram o passado desportivo da cidade, e que já está disponível em várias plataformas desde fevereiro passado.

Uma parceria da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre.

Estudo completo no botão abaixo.

 

 

 

Tempo Livre © 2024. All Rights Reserved. Created by Design Me