EN PT
EN PT
voltar

Mais de uma centena de pessoas retoma o «Vida Feliz»

O programa de atividade física para seniores promovido pelos Serviços Desportivos da Tempo Livre, «Vida Feliz», foi retomado no dia 3 de maio após um ano e dois meses de suspensão devido à pandemia.

Os participantes no projeto, mais de uma centena de pessoas distribuídas por 9 promotores locais, voltaram a usufruir das aulas de atividade física, com um entusiasmo reforçado pela experiência e testemunho da importância atribuída à prática de exercício físico regular e ao convívio de que estiveram privados durante mais de um ano.

O regresso foi vivido com particular intensidade e alegria, pelos participantes, instituições e equipa técnica da Tempo Livre. As aulas decorrem em ambiente seguro, sujeitas às regras de saúde pública em vigor e contando com profissionais qualificados.

Nesta primeira fase de regresso à atividade, o «Vida Feliz» está a desenvolver-se na União de Freguesias de Atães e Rendufe, União de Freguesias do Centro da Cidade, Junta de Freguesia de Aldão, Os Mesmos, ADCL, Fundação Bom Fim, Lar São Jorge, Lar Santos Passos e no Centro Social de Brito.

Prevê-se numa segunda fase a integração de mais participantes e promotores locais, sendo que o objetivo a atingir será o de recuperar o grupo inicial de utentes. Antes do primeiro confinamento, o «Vida Feliz» contava com mais de mil participantes e foi dos programas mais atingido pela pandemia.

“Sentimos muito a falta deste projeto, não só da atividade física, mas também do convívio. Este período foi muito difícil para nós e a única coisa que eu peço é que não desistam de nós, porque nós também não vamos desistir de pertencer a este projeto”.

Conceição Ferreira

, utente do Vida Feliz

“Já me sentia muito enferrujado e apesar de ser muito ativo, nas atividades diárias, deixei-me engordar. O Projeto Vida Feliz e as aulas de atividade física estavam a fazer-me muita falta e ainda bem que retomamos”

Américo Ribeiro

, utente do Vida Feliz

Apesar das dificuldades, a equipa técnica manteve contacto permanente, embora à distância, com as instituições e com as pessoas. O processo de vacinação, as estratégias de combate à pandemia e de segurança individual fazem prever um regresso cauteloso, mas sustentável. A interrupção do projeto fez sobressair dificuldades, designadamente, de inclusão digital e relações interpessoais, que a equipa técnica, em estreita colaboração com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, da Universidade do Minho, vai estudar tendo em vista desenvolver respostas que facilitem a comunicação, o bem-estar físico e psicológico da população com mais de 55 anos.

Os interessados em integrar este projeto, podem contactar os serviços desportivos da Tempo Livre através do email: servicosdesportivos@tempolivre.pt ou contactando os serviços pelo telefone: 253 520 300.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me