Com um balanço muito positivo, o programa “Mulheres + Ativas”, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, encerrou ontem com a realização da Caminhada da Saúde que juntou cerca de duas centenas de participantes.
A concentração foi na Academia de Ginástica de Guimarães, onde se promoveram também aulas de ginástica e rastreios de saúde, numa iniciativa que contou com a presença do Super Afonso (mascote do Vitória Sport Clube) e da mascote do Guimagym. Na iniciativa, que pretendeu sensibilizar a população feminina para os benefícios que a atividade física regular comporta para a saúde e bem-estar, foi ainda distribuída a t-shirt “Mulheres + Ativas”.
Promovido no âmbito do projeto europeu SWUP – Sport for Women in Urban Places e co-financiado pelo programa Erasmus+ Sport da União Europeia, que envolve parceiros de França, Itália, Roménia, Holanda, Espanha e Bulgária, o programa piloto de Guimarães “Mulheres + Ativas” arrancou no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e prolongou-se até 7 de abril (Dia Mundial da Saúde).
No decurso do programa realizou-se um ciclo de quatro workshops versando as temáticas “Mulheres + Ativas” e doenças crónicas, na idade sénior, na adolescência e juventude e na gravidez, Ginástica no Parque (nos parque da Cidade, da Ínsua, de Lordelo e da Cidade Desportiva nos quais foram realizados rastreios de saúde) e a Caminhada da Saúde em que se reforçou as vantagens do exercício físico.
Projeto SW-UP
O projeto SW-UP tem como objetivo principal tornar os espaços urbanos e de lazer mais amigáveis para a prática desportiva e da atividade física pelas mulheres e procura sensibilizar, tanto mulheres como homens, para os benefícios que a atividade física regular acrescenta à saúde.
O SWUP tem na sua base pesquisa científica e assenta na realização de sondagens, inquéritos, partilha de experiências e boas práticas, perspetivando a apresentação de um documento final que reúna recomendações que contribuam para fomentar a atividade física e a participação feminina, sensibilizando as mulheres sedentárias, em particular e a comunidade em geral para os benefícios que essa atividade física regular comporta para a saúde.
A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos, e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.
O SW-UP Sport for Women in Urban Places, além da Tempo Livre e da Câmara Municipal de Guimarães, tem sete parceiros internacionais: ALDA – Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), IRS – Instituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), Comune di Corbetta (Itália), Polisportiva di Corbetta (Itália), Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), Mulier Institutuut Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), Municipiu Ramnicu Sarat (Roménia) e Sofia (Bulgária).
O programa “Mulheres + Ativas” tem como parceiros locais o jornal Mais Guimarães e o Hospital da Luz, contando também como a colaboração de um conjunto de entidades locais que aderiram ao projeto (Cercigui, APCG, Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, Casa da Memória, GTEAM, Guimagym, Vitória Sport Clube, Fraterna, Sol do Ave e EIM).