EN PT
EN PT
voltar

Projeto OITO leva inclusão digital para o «Vida Feliz»

O OITO (Oficinas de Inclusão Tecnológica Online) já está em implementação no programa «Vida Feliz» fruto da parceria estabelecida entre a Tempo Livre e o ICVS – Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Os utentes do programa Vida Feliz, desenvolvido pela Tempo Livre com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, iniciaram a sua participação no projeto OITO que pretende dinamizar a inclusão digital junto dos mais idosos.

Promover a literacia digital, tentando colmatar uma necessidade que se tornou evidente durante o período do confinamento, facilitar a comunicação e o acesso a informação por via digital por parte da população idosa, são os objetivos do OITO.

O projeto OITO inscreve-se no domínio da Saúde das Populações do ICVS em parceria com o Centro de Medicina Digital P5 e tem como missão a promoção da inclusão digital, capacitando a população com idade igual ou superior a 55 anos, para o uso dos smartphones, designadamente, para utilização de informação para promoção da saúde e para contacto interpessoal à distância, tão importante para o equilíbrio emocional.

O programa formativo distribui-se por oito sessões de oficina presencial e entre os conteúdos destacam-se operações de configuração, utilização do correio eletrónico, instalação de aplicações, utilização da aplicação de comunicação «WhatsApp», pesquisa e visionamento de vídeos de interesse no canal «Youtube» (orientando para o incentivo à prática de exercício físico, por exemplo) e aconselhamento de utilização do «Google Fit» (incentivo à monitorização de dados de saúde através do telemóvel).

No desenvolvimento do programa será aplicado o Avaliador de Sintomas do Centro de Medicina Digital P5 denominado “Capítulo Especial” que consiste em registar, instalar e ensinar os participantes a usar a aplicação informática.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me