EN PT
EN PT
voltar

SPACHE – Workshop internacional debate relação entre património e desporto

Realizou-se no passado dia 17 de junho um workshop internacional de preparação para os programas piloto a desenvolver no âmbito do projeto SPACHE – Sports and Physical Activity in Cultural Heritage Environments.

A sessão virtual foi orientada pela TAFISA – The Association For International Sport for All, entidade parceira do projeto que é coordenado pela Tempo Livre e cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus + Sport.

Todos os parceiros do consórcio, em representação de seis países da União Europeia, assim como representantes de entidades parceiras e os dois membros do Advisory Board (Pedro Sarmento, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e Andreas J. Wiesand, do European Institute for Comparative Cultural Research), participaram nos trabalhos.

A sessão iniciou-se com uma intervenção da Tempo Livre que apresentou o projeto SPACHE detalhando os seus objetivos, os resultados esperados, tarefas distribuídas e atividades previstas.

Seguiram-se as intervenções dos dois membros do Advisory Board a quem competiu enquadrar os dois conceitos em jogo neste projeto de investigação – Património Cultural e Desporto/Atividade Física – e em que medida estas duas dimensões podem conjugar-se num único objetivo que é o de atrair mais pessoas para a atividade física regular.

Houve ainda oportunidade para a partilha de informações relativas à revisão de literatura e estado da arte, assim como para a apresentação das boas práticas reunidas até ao momento.

Os trabalhos completaram-se com uma sessão de debate, em que todos os participantes contribuíram com comentários, sugestões e recomendações que serão transpostas para o relatório final e que serão consideradas na preparação dos programas piloto.

O projeto SPACHE tem por objetivo promover a atividade física e o desporto aproveitando recursos do ambiente cultural e patrimonial como alavancas para o envolvimento e participação das pessoas.

A coordenação está a cargo da Tempo Livre e envolve a Câmara Municipal de Guimarães, e mais sete parceiros: TAFISA (Alemanha), Comité Olimpico da Eslovénia, IRS (Itália), Comune di Gargnano (Itália) Alto Garda Volleyball (Itália), Fryslan Sport (Países Baixos) e o Think tank Sport & Citizenship (França).

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me