EN PT
EN PT
voltar

Ténis de mesa, qualificação olímpica

Passaporte para Tóquio é carimbado no Multiusos de Guimarães

O Multiusos de Guimarães acolhe, de 21 a 25 de abril, a prova de Qualificação Olímpica Individual Europeia, um evento desportivo que expõe toda a capacidade  da sala e da sua equipa para acolher, com total segurança, eventos desportivos internacionais.

Para os tenistas é uma prova importantíssima porque garante o acesso aos Jogos Olímpicos, mas para a equipa do Multiusos de Guimarães esta é também uma prova muito importante, pois coloca em jogo toda a capacidade organizativa da Tempo Livre para realizar grandes eventos desportivos.
O atual momento de crise pandémica implicou uma logística impressionante, e as operações de montagem e preparação do recinto, que envolveram dezenas de pessoas e muitos recursos, obedeceram às mais exigentes normas de saúde pública.
O trabalho desenvolvido, e que será mantido com igual padrão de exigência e resposta no decurso de toda a qualificação, é feito em articulação permanente com a FPTM – Federação portuguesa de Ténis de Mesa e as autoridades de saúde pública.
Para a equipa da Tempo Livre é um momento de particular entusiasmo, depois de um período muito longo de inatividade. Esta prova desportiva é também uma demonstração do cuidado permanente, mas também da capacidade e competência, da Tempo Livre e do Multiusos de Guimarães para acolher grandes eventos em segurança.

A torcer por Shao Jieni
A internacional portuguesa Shao Jieni é uma das quatro cabeças de série, o que lhe garante apuramento direto para a segunda fase. Por isso, só entra em competição na quinta-feira à tarde. No mesmo dia ficará a conhecer os resultados do sorteio que ditará quem serão as adversárias com quem vai disputar uma qualificação para Tóquio.
Estão inscritos nesta prova 38 atletas masculinos e 41 femininos. Em jogo estão nove vagas para a prova de Singulares dos Jogos Olímpicos, cinco para masculinos e quatro para femininos.
Os participantes estão distribuídos por 10 grupos de qualificação e jogam esta quarta feira e na manhã do dia 22 de abril. Os primeiros e segundos classificados de cada grupo progridem para a segunda fase, juntando-se aos quatro cabeças de série.
Apurados os 24 atletas a segunda fase (a realizar-se na tarde de dia 22, dia 23 e manhã de dia 24) é disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas masculinos e femininos ficam apurados para Tóquio, e os restantes 22 tenistas prosseguem para a fase 3 (que decorre nas tardes de dia 24 e dia 25 de abril), também em sistema de eliminatórias.
Segundo a FPTM – Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, entidade de acolhimento e organizadora da prova, Portugal já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da equipa masculina, o que atribui automaticamente a qualificação de dois atletas masculinos. Fu Yu está apurada por ter vencido a prova de Singulares dos Jogos Europeus de Minsk 2019.

Tempo Livre © 2021. All Rights Reserved. Created by Design Me