EN PT
EN PT
voltar

Guimarães iniciou o projeto “Mulheres + Ativas”

Incentivar a atividade física das mulheres é um dos principais objetivos do programa piloto “Mulheres + Ativas”, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do projeto europeu SWUP – Sport for Women in Urban Places, co-financiado pelo programa Erasmus+ Sport da União Europeia e que envolve parceiros de França, Itália, Roménia, Holanda, Espanha e Bulgária.

O programa “Mulheres + Ativas” arrancou no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e prolonga-se até 7 de abril (Dia Internacional da Saúde), dia em que se realizará a Caminhada da Saúde, com concentração às 10 horas junto à Academia de Ginástica de Guimarães.

No Dia Internacional da Mulher a vimaranense Rosa Maria Almeida participou no workshop Mulheres + Ativas e doenças crónicas, realizado na Casa da Memória, partilhando a sua história de vida em que a atividade física se revela importante não apenas no quotidiano, mas, sobretudo, na luta contra a doença.

No domingo realizou-se no Parque da Cidade a primeira sessão do “Ginástica no Parque”, proporcionando-se a várias dezenas de participantes atividade física acompanhada e rastreios de saúde (testes de TA, IMC, Colesterol e Diabetes).

“Mulheres + Ativas” prossegue no próximo dia 15 de março com o workshop Mulheres + Ativas na idade sénior (14h30, na Casa da Memória) em que Isabel Lemos dará o seu testemunho sobre a importância da atividade física e desportiva para um envelhecimento ativo e saudável. No dia 17 de março (domingo, 10h00), no Parque da Ínsua (Taipas – Ponte) serão promovidas atividades de ginástica e rastreios de saúde de participação gratuita.

“Mulheres + Ativas” integra um ciclo de quatro workshops (a realizar na Casa da Memória) versando as temáticas “Mulheres + Ativas” e doenças crónicas, na idade sénior, na adolescência e juventude e na gravidez, Ginástica no Parque, a promover no parque da Ínsua (17 de março), de Lordelo (24 de março) e da Cidade Desportiva (31 de março), e uma Caminhada da Saúde (7 de abril) em que se reforçarão as vantagens do exercício físico, mobilizando todas as forças ativas do concelho para uma grande caminhada que vai assinalar, também, o Dia Mundial da Saúde.

O projeto SW-UP tem como objetivo principal tornar os espaços urbanos e de lazer mais amigáveis para a prática desportiva e da atividade física pelas mulheres e procura sensibilizar, tanto mulheres como homens, para os benefícios que a atividade física regular acrescenta à saúde. O SWUP tem na sua base pesquisa científica e assenta na realização de sondagens, inquéritos, partilha de experiências e boas práticas, perspetivando a apresentação de um documento final que reúna recomendações que contribuam para fomentar a atividade física e a participação feminina, sensibilizando as mulheres sedentárias, em particular e a comunidade em geral para os benefícios que essa atividade física regular comporta para a saúde.

A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos, e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places, além da Tempo Livre e da Câmara Municipal de Guimarães, tem sete parceiros internacionais: ALDA – Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), IRS – Instituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), Comune di Corbetta (Itália), Polisportiva di Corbetta (Itália), Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), Mulier Institutuut Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), Municipiu Ramnicu Sarat (Roménia) e Sofia (Bulgária).

O projeto “Mulheres + Ativas” tem como parceiros locais o jornal Mais Guimarães e o Hospital da Luz, contando também como a colaboração de um conjunto de entidades locais que aderiram ao projeto (Cercigui, APCG, Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, Casa da Memória, GTEAM, Guimagym, Vitória Sport Clube, Fraterna, Sol do Ave e EIM).

 


MULHERES + ATIVAS (PRÓXIMAS ATIVIDADES)

WORKSHOPS (Casa de Memória. Participação gratuita, mas limitada à capacidade do espaço)
– 15 de março (14h30): Mulheres + Ativas na idade sénior
– 22 de março (14h30): Mulheres + Ativas na adolescência e juventude
– 29 de março (14h30): Mulheres + Ativas na gravidez

 

GINÁSTICA NO PARQUE (Aula de ginástica e rastreios médicos de participação gratuita)
– 17 de março (10h00): Parque da Ínsua
– 24 de março (10h00): Parque de Lordelo
– 31 de março (10h00): Parque da Cidade Desportiva

 

CAMINHADA DA SAÚDE (Participação gratuita)
– 7 de abril, concentração na junto à Academia de Ginástica de Guimarães

 

SABIA QUE ?

81% dos adolescentes não cumprem as recomendações para atividade física
43% das mulheres são inativas
23% dos adultos não cumprem as recomendações para atividade física
68% das pessoas nunca pratica desporto ou realiza algum exercício físico

• Um adulto deve realizar 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa semanalmente. Também é benéfica a realização de exercícios de musculação, duas ou três vezes por semana.
• Caminhar ou andar de bicicleta são práticas positivas que pode e deve adotar no seu dia a dia, mas a atividade física também contempla a ocupação profissional (trabalho), serviços domésticos, jogos, dança e até atividades como a jardinagem.
• O desporto e o exercício planeado devem ser feitos todos os dias e, preferencialmente, na companhia de familiares, amigos ou em grupo na sua comunidade.
• Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho ou escola, utilizar escadas e adotar uma atitude mais ativa nas suas rotinas contribui para combater o sedentarismo e a inatividade.

Tempo Livre © 2024. All Rights Reserved. Created by Design Me