EN PT
EN PT
voltar

SPACHE – Lançamento do Programa Piloto

O projeto europeu SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, coordenado pela Tempo Livre, entrou numa nova fase com o desenvolvimento dos Programas Piloto, que serão implementados em quatro países europeus.

Para além de Guimarães, também as cidades de Gargnano (Itália), Heerenveen (Holanda) e Piran (Eslovénia), irão desenvolver programas experimentais de promoção da Atividade Física, tendo como alavanca o património cultural local.

Em Guimarães, a Tempo Livre juntamente com a Câmara Municipal e vários parceiros locais (Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato, ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Grupo Folclórico da Corredoura), pretende desenvolver um programa de promoção da Atividade Física em várias faixas etárias, inspirado nas tarefas do Ciclo do Linho.

A cultura e exploração do linho tem fortes tradições no Município de Guimarães, sendo uma das mais ricas manifestações do Património Cultural Imaterial da região. O Ciclo do Linho é composto por todas as fases necessárias desde o cultivo até à transformação do linho, que culmina com fabrico dos mais diversos produtos. Este ciclo tem vários meses, na qual são realizadas as mais diversas tarefas, desde o semear, arrancar, ripar, espadelar, fiar, tecer, entre outras, que se traduzem por manifestações e ações físicas.

O conceito para a elaboração das diversas atividades, está justamente baseado na inspiração nas tarefas do Ciclo do Linho, para se realizarem jogos, sessões de atividade física e circuitos de treino, procurando-se assim atingir diferentes públicos-alvo.

No próximo dia 23 de fevereiro, será realizada uma ação participatória de lançamento e divulgação do Programa Piloto, que terá lugar no Parque de Lazer da Corredoura, pelas 9h30.

A coordenação do SPACHE está a cargo da Tempo Livre e envolve a Câmara Municipal de Guimarães, e mais sete parceiros europeus: TAFISA (Alemanha), Comité Olímpico da Eslovénia, IRS (Itália), Comune di Gargnano (Itália), Alto Garda Volleyball (Itália), Sport Fryslân (Países Baixos) e Sport & Citizenship (França).

Tempo Livre © 2022. All Rights Reserved. Created by Design Me