Prevenção de lesões será sempre um tema aliciante de ler e ao mesmo tempo desafiante de escrever. Primeiro porque gostaríamos de antecipar o futuro prevenindo, neste caso lesões. Contudo, observamos que nos melhores e maiores clubes/competições mundiais as lesões musculares têm vindo a aumentar.
A razão para explicar este fenómeno é o aumento de número de horas de exposição dos atletas, ou seja, mais jogos e menos tempo para descansar.
No entanto, no desporto amador ou recreativo, achamos que esta não é a realidade e as lesões acabam por acontecer. Mas a realidade é a mesma, porque a lesão só acontece (com a exceção das lesões traumáticas) quando o corpo não está preparado para tolerar a sobrecarga gerada pelo exercício, ou seja, exatamente igual ao desporto profissional.
Alguém sedentário que não corre e começa a realizar esta atividade 3x/semana aumenta drasticamente a sua tarefa num curto espaço de tempo e isso vai trazer consequências.
A mesma comparação serve para iniciar a prática de padel ou de ginásio. Temos a motivação de iniciante, que leva a exercitar mais do que é suposto e ao mesmo tempo falta de condição física e preparação.
Por este motivo não será o caminho ideal para o início de qualquer atividade.
A solução passa por respeitarmos um dos princípios biológicos do treino desportivo, a sobrecarga progressiva, que na prática é começarmos a realizar exercício de forma gradual, quer em tempo (duração das sessões – iniciar por sessões mais curtas 20/30min e ir aumentando ao longo do tempo), quer em intensidade (quantidade de esforço despendido – iniciar com sessões dentro do seu conforto e ao longo do tempo ir desafiando mais a sua capacidade), quer em volume (quantidade de vezes que realiza na semana – iniciar por uma/duas vezes na semana e ir aumentando o número de sessões ao longo do tempo).
Todas estas variáveis devem ser aumentas de forma diferente e em tempo diferente e não ao mesmo tempo com consequência de cairmos na mesma armadilha.
Na prática, para quem já realiza exercício, se a atividade for cíclica e repetitiva, como padel, tênis, corrida, ciclismo ou algum similar, o meu conselho é, complementar os seus treinos com treino de força no ginásio, isto não significa ser bodybuilder, nem “ganhar músculos” mas sim preparar e estimular estruturas musculares, articulares e tendinosas para que estas estejam mais preparadas para suportar as cargas impostas por esforços intensos realizados de forma repetida.
Por fim, mas não menos importante, em qualquer uma destas atividades inicie sempre a prática da sessão com um aquecimento, preparando o corpo, para iniciar uma atividade que vai fazer o batimento cardíaco acelerar, a circulação sanguínea aumentar nas zonas muscular e o consumo de oxigênio aumentar. Assim sendo, inicie gradualmente, mesmo que o tempo seja pouco.
Preparador Físico – Departamento de Alto Rendimento , Vitória SC
T: 253 520 300
Chamada para rede fixa nacional
E: geral@tempolivre.pt