Fechar

Saúde mental de jovens atletas

Saúde mental de jovens atletas

Praticar desporto faz bem! Quem nunca ouviu a frase?
Pois bem, praticar BOM desporto faz bem à saúde; praticar MAU desporto pode não ser o caso…

De facto, e no que se refere aos mais novos, não restam dúvidas que os jovens têm muito a ganhar em praticar desporto, pois esta atividade está associada a inúmeras vantagens físicas, mentais e sociais. Mais concretamente, o desporto ajuda no desenvolvimento corporal e melhoria de vários índices fisiológicos, tornando o nosso corpo mais resistente e capaz; o desporto também melhora a mente, tornando os jovens mais confiantes e satisfeitos com a sua vida; e, não menos importante, o desporto proporciona ótimas oportunidades de interação social ajudando na construção de amizades fortes e duradouras. No entanto, o desporto quando mal concebido e mal orientado pode produzir igualmente efeitos nocivos nos jovens atletas ao nível físico (esgotamento físico e lesões), mental (baixa autoestima, desmotivação) e social (agressividade excessiva). A linha que separa o BOM desporto do MAU desporto é ténue e difícil de identificar; no entanto, é importante que os jovens atletas (e os adultos que os rodeiam) percebam se estão num BOM ou MAU desporto.

Sabia que?
Existem profissionais que podem ajudar a tornar a prática desportiva mais gratificante para os jovens atletas, desde especialistas na área do treino desportivo (ex: fisiologistas, preparadores físicos, etc.), na área da alimentação (nutricionistas), e na área da saúde mental (ex: pedopsiquiatras, psicólogos, médicos pediatras, etc.). Caso sinta que o desporto está a ser uma má experiência para si, pense em recorrer a alguns destes profissionais, de modo a proteger a sua saúde mental. Lembre-se: existem BOAS e MÁS formas de praticar desporto!
Procure estar numa BOA experiência de praticar desporto!

Boas e não boas maneiras de fazer desporto
Nesta tabela, podem ser encontradas algumas indicações que ajudam a diferenciar em qual das duas situações se pode encontrar um atleta. Analise esta informação na perspetiva dos atletas, dos pais/encarregados de educação dos atletas e das organizações desportivas, nomeadamente dos clubes. O objetivo é verificar se existem mais condições facilitadoras do que debilitadoras do desenvolvimento e bem-estar dos atletas.

Rui Gomes

Universidade do Minho. Escola de Psicologia.
rgomes@psi.uminho.pt

X
Facebook
Pinterest
Email
Saúde mental de jovens atletas
Categorias Artigos
4ª edição da Meia Maratona Cidade Berço com recorde de inscrições
Guimarães ultrapassa os dez mil praticantes federados
Livro ’25Anos Tempo Livre’ premiado com silver award em Nova Iorque
Obesidade Infantil Recua em Guimarães
DGERT certifica qualidade formativa da Tempo Livre