Fechar

Guimarães assegura exames médico-desportivos gratuitos para atletas jovens

Guimarães assegura exames médico-desportivos gratuitos para atletas jovens

A partir do dia 1 de fevereiro, os jovens federados do concelho de Guimarães, passam a usufruir de exames médico-desportivos gratuitos, dando-se tradução prática ao compromisso assumido pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

A Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Tempo Livre, vai implementar a gratuitidade dos exames médico-desportivos para todos os atletas federados de Guimarães, até aos 19 anos, no Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, serviço integrado na rede de Centros de Medicina Desportiva do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude em funcionamento na Pista de Atletismo Gémeos Castro.
Esta medida concretiza o compromisso assumido pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e traduz um investimento do Município na juventude, na promoção da atividade física e da prática desportiva em condições de segurança.

A Câmara Municipal de Guimarães reafirma assim, o seu compromisso com políticas públicas que colocam a saúde, o bem-estar e o desporto no centro da ação, reconhecendo o papel fundamental do desporto na coesão social, na formação dos jovens e na qualidade de vida da população.
A gratuitidade do exame médico desportivo abrange todos os atletas integrados no movimento desportivo vimaranense dos escalões de formação, até aos 19 anos (escalão de juniores ou equivalente), sejam eles praticantes de modalidades coletivas ou individuais, que se inscrevam numa federação desportiva dotada do estatuto de utilidade pública desportiva. A medida não abrange os exames de Sobreclassificação.
A marcação do exame médico desportivo deverá ser efetuada pelo clube (através do endereço de email cmdg@tempolivre.pt) ou pelo atleta no caso de inscrição federativa individual. Considerando que a inscrição numa federação desportiva apenas poderá ocorrer após a realização do exame médico, o clube ou os atletas abrangidos pela gratuitidade deverão comprovar, no prazo de 60 dias, a efetiva inscrição na federação desportiva, findo o qual será cobrada a taxa de realização do exame.

O protocolo do Exame Médico Desportivo realizado no Centro de Medicina Desportiva de Guimarães é o estabelecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e inclui os seguintes parâmetros: Consulta de Enfermagem (exame biométrico, oftalmológico e realização de eletrocardiograma) e Consulta Médica (avaliação dos antecedentes familiares e desportivos; exame ectoscópico; avaliação do abdómen, sistema cárdio-circulatório e respiratório. Inclui ainda a prescrição de exames complementares de diagnóstico através do SNS ou outro subsistema de saúde que o utente possua).
Para além da gratuidade destinada aos jovens atletas federados, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães mantém taxas socialmente acessíveis para atletas informais e praticantes de atividade física (como corrida, ciclismo, caminhadas, desporto de aventura, entre outros), reforçando o princípio de que todos os desportistas devem privilegiar a realização do exame médico desportivo, antes de iniciar a prática de uma modalidade.

Atuando no âmbito da promoção da saúde pública e prestando serviços de apoio e assistência médica, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães disponibiliza um conjunto alargado de serviços especializados, nomeadamente: exame médico-desportivo, avalição clínica e funcional do atleta, consultas de medicina desportiva, avaliação de aptidão física, acompanhamento médico da prática desportiva e apoio à prevenção de lesões e promoção da saúde através da atividade física.

X
Facebook
Pinterest
Email

Artigos Relacionados

Guimarães assegura exames médico-desportivos gratuitos para atletas jovens
‘Raízes do Futuro’ marca a abertura da Capital Verde Europeia
Força da Economia Portuguesa em destaque no Multiusos de Guimarães: IAPMEI premeia as PME de excelência
Multiusos de Guimarães celebra 24 anos com casa cheia
4ª edição da Meia Maratona Cidade Berço com recorde de inscrições
Guimarães ultrapassa os dez mil praticantes federados
Livro ’25Anos Tempo Livre’ premiado com silver award em Nova Iorque
Obesidade Infantil Recua em Guimarães
DGERT certifica qualidade formativa da Tempo Livre
Prevenção e detecção do AVC – ação de sensibilização
Tempo Livre lidera candidatura internacional
Dar Vida à Vida adere a desafio internacional ‘Upside Down Challenge’
Uma viagem no tempo através de um novo livro
25 Anos Tempo Livre – novo livro da cooperativa reúne a história em 25 momentos