Fechar

Novo máximo de praticantes federados em Guimarães

Novo máximo de praticantes federados em Guimarães

A recolha de dados relativa à época desportiva 2023/24, permitiu concluir que no concelho de Guimarães existem 9.951 praticantes federados, dos quais 8.115 são do género masculino, representando 81,55% e 1.836 do género feminino (18,45%). Este é o maior número de praticantes já observado em Guimarães, representando um crescimento de 13,39% em comparação com a época 2022/23.

O aumento do número de praticantes do género masculino é em termos absolutos quase sete vezes superior ao verificado no género feminino (1026 vs 149). Ainda assim, o aumento de praticantes femininos é também significativo (8,83%).

Registaram-se pela primeira vez 41 modalidades com prática federada em Guimarães o que configura um novo máximo. O Futebol, com 668 novos praticantes, volta reforçar o seu estatuto comparativamente às restantes modalidades, reunindo 48,20% dos praticantes de Guimarães. Ao nível das modalidades mais praticadas, para além do Futebol (4.796), temos o Futsal (444), Ciclismo (427), Karaté (400), Judo (350), Andebol (338), Ginástica (320), Ténis (280), Atletismo (265) e Tiro com Armas de Caça (245).

Verifica-se uma diminuição da diferença percentual entre a prática masculina e a prática feminina, embora como se tenha verificado nos anos anteriores, ainda muito distante dos valores observados a nível nacional,  onde perto de 30% dos praticantes são mulheres.

Ao nível do crescimento das modalidades (considerando só aquelas com mais de 200 praticantes), o Karate lidera (+67,36%) seguido do Judo (+18,24%) e do Futebol (+16,18%). Com um aumento de praticantes superiores a 10%, temos ainda a Ginástica (11,50%), o Futsal (10,45%) e o Padel (10,26%). Em sentido contrário, realce para a diminuição de praticantes no Voleibol (-9,70%) e no Ciclismo (-15,28%).

Numa análise por género, destaca-se a Ginástica, a modalidade mais praticada pelas mulheres em Guimarães, com 285 praticantes, seguindo-se o Futebol com 258. Com um número também assinalável de prática feminina, observa-se o Voleibol com 174 praticantes, o Karaté (122), a Patinagem Artística (98), o Andebol (97), o Desporto Equestre (93) e o Judo (89).

Relativamente à análise por escalão, é muito significativa a subida no número de praticantes no escalão Sub-10/11, com mais de 600 novos praticantes federados. Este crescimento deve-se em grande parte ao aumento de praticantes neste escalão no Futebol, mas também na Ginástica, no Judo e Karate.

Fazendo o comparativo entre o número de praticantes federados em Guimarães com os dados nacionais disponibilizados pelo IPDJ, é possível aferir que Guimarães tem uma taxa de prática federada (6,35%) inferior à média nacional (7,36%), mas superior à média do distrito de Braga (5,56%).

Veja o RELATÓRIO AQUI 

X
Facebook
Pinterest
Email

Artigos Relacionados

4ª edição da Meia Maratona Cidade Berço com recorde de inscrições
Guimarães ultrapassa os dez mil praticantes federados
Livro ’25Anos Tempo Livre’ premiado com silver award em Nova Iorque
Obesidade Infantil Recua em Guimarães
DGERT certifica qualidade formativa da Tempo Livre
Prevenção e detecção do AVC – ação de sensibilização
Tempo Livre lidera candidatura internacional
Dar Vida à Vida adere a desafio internacional ‘Upside Down Challenge’
Uma viagem no tempo através de um novo livro
25 Anos Tempo Livre – novo livro da cooperativa reúne a história em 25 momentos
Tempo Livre: Onde a vida acontece
Dar Vida à Vida apela ao ‘Outubro Rosa’
Tempo Livre é sinónimo de confiança
Multiusos de Guimarães acolhe Campeonato Mundial de Ginástica Acrobática