Fechar

Obesidade Infantil Recua em Guimarães

Obesidade Infantil Recua em Guimarães

Investigação do Centro de Estudos de Desporto da Tempo Livre compara dados de 2015 e 2025

A mais recente investigação científica do Centro de Estudos da Tempo Livre, revela que o concelho de Guimarães conseguiu reduzir a prevalência de excesso de peso e obesidade entre crianças do 1.º ciclo do ensino para 31%, face aos 43% verificados em 2015.

O estudo, coordenado por José Martins (Diretor do CED) e Bruna Peixoto (Analista de Dados), apresentou uma taxa de participação de 82%, incluindo 4.339 alunos, dos 6 aos 10 anos, de 57 escolas dos 14 agrupamentos do Concelho de Guimarães.

Para além das medições de peso, altura e perímetro da cintura, que permitiram revelar o recuo na taxa de obesidade infantil, demonstrando como as ações de promoção de estilos de vida saudáveis começam a surtir efeito, os questionários identificaram igualmente um envolvimento elevado em atividades extracurriculares (80,48%) e prática desportiva fora do horário letivo (67,73%), valores que demonstram o impacto das AEC e dos clubes desportivos locais neste resultado.

O estudo revelou, ainda, que 95% das crianças almoçam na escola, beneficiando de ementas equilibradas que garantem diariamente a ingestão de frutas, legumes e cereais integrais nas cantinas, e que 93,5% das crianças se deslocam em veículo motorizado, o que está a ser combatido com a implementação em várias escolas de rotas seguras, a pé e de bicicleta, com “pontos de encontro” estratégicos e voluntários que acompanham grupos de alunos, sendo que os primeiros resultados indicam uma adesão de 12% a estes percursos ativos.

Face aos 31,9% de excesso de peso registados em Portugal pelo COSI 2022, Guimarães posiciona se ligeiramente melhor, destacando-se pelo ritmo de melhoria: em apenas uma década, reduziu quase 13 pontos percentuais.

A Tempo Livre reconhece a necessidade de aprofundar o acompanhamento socioeconómico e alimentar familiar, no próximo estudo a ser realizado, por considerar variáveis relevantes.

Perante resultados que evidenciam uma tendência clara de melhoria, a Tempo Livre apela à comunidade para que consolide hábitos alimentares saudáveis e incorpore a prática regular de exercício físico no seu estilo de vida— medidas fundamentais para perpetuar a trajetória positiva da redução da obesidade infantil.

X
Facebook
Pinterest
Email

Artigos Relacionados

4ª edição da Meia Maratona Cidade Berço com recorde de inscrições
Guimarães ultrapassa os dez mil praticantes federados
Livro ’25Anos Tempo Livre’ premiado com silver award em Nova Iorque
Obesidade Infantil Recua em Guimarães
DGERT certifica qualidade formativa da Tempo Livre
Prevenção e detecção do AVC – ação de sensibilização
Tempo Livre lidera candidatura internacional
Dar Vida à Vida adere a desafio internacional ‘Upside Down Challenge’
Uma viagem no tempo através de um novo livro
25 Anos Tempo Livre – novo livro da cooperativa reúne a história em 25 momentos
Tempo Livre: Onde a vida acontece
Dar Vida à Vida apela ao ‘Outubro Rosa’
Tempo Livre é sinónimo de confiança
Multiusos de Guimarães acolhe Campeonato Mundial de Ginástica Acrobática