Investigação do Centro de Estudos de Desporto da Tempo Livre compara dados de 2015 e 2025
A mais recente investigação científica do Centro de Estudos da Tempo Livre, revela que o concelho de Guimarães conseguiu reduzir a prevalência de excesso de peso e obesidade entre crianças do 1.º ciclo do ensino para 31%, face aos 43% verificados em 2015.
O estudo, coordenado por José Martins (Diretor do CED) e Bruna Peixoto (Analista de Dados), apresentou uma taxa de participação de 82%, incluindo 4.339 alunos, dos 6 aos 10 anos, de 57 escolas dos 14 agrupamentos do Concelho de Guimarães.
Para além das medições de peso, altura e perímetro da cintura, que permitiram revelar o recuo na taxa de obesidade infantil, demonstrando como as ações de promoção de estilos de vida saudáveis começam a surtir efeito, os questionários identificaram igualmente um envolvimento elevado em atividades extracurriculares (80,48%) e prática desportiva fora do horário letivo (67,73%), valores que demonstram o impacto das AEC e dos clubes desportivos locais neste resultado.
O estudo revelou, ainda, que 95% das crianças almoçam na escola, beneficiando de ementas equilibradas que garantem diariamente a ingestão de frutas, legumes e cereais integrais nas cantinas, e que 93,5% das crianças se deslocam em veículo motorizado, o que está a ser combatido com a implementação em várias escolas de rotas seguras, a pé e de bicicleta, com “pontos de encontro” estratégicos e voluntários que acompanham grupos de alunos, sendo que os primeiros resultados indicam uma adesão de 12% a estes percursos ativos.
Face aos 31,9% de excesso de peso registados em Portugal pelo COSI 2022, Guimarães posiciona se ligeiramente melhor, destacando-se pelo ritmo de melhoria: em apenas uma década, reduziu quase 13 pontos percentuais.
A Tempo Livre reconhece a necessidade de aprofundar o acompanhamento socioeconómico e alimentar familiar, no próximo estudo a ser realizado, por considerar variáveis relevantes.
Perante resultados que evidenciam uma tendência clara de melhoria, a Tempo Livre apela à comunidade para que consolide hábitos alimentares saudáveis e incorpore a prática regular de exercício físico no seu estilo de vida— medidas fundamentais para perpetuar a trajetória positiva da redução da obesidade infantil.